1 de julho de 2017

Parabéns, querido Câncer! O aniversário é seu ano novo pessoal, quando você renasce e se renova, momento poderoso pra fortalecer suas intenções e até atrai-las pra sua vida. O impulsionador Marte está em Câncer desde o início de junho, o que só acontece a cada dois anos, e você já vem se mobilizando pelas suas conquistas. Mas foi a Lua Nova em Câncer de 23 de junho que abriu um novo ciclo: chegou a sua hora! É ainda mais importante que tenha objetividade, persistência e resiliência pra realizar seus projetos pessoais e profissionais, e mais importante ainda: pra se associar aos companheiros no amor e no trabalho. Julho começa na tensão da oposição entre Marte e Plutão, um grande desafio à sua força de vontade.

 

Pode ser implosiva ou explosiva se você não souber lidar com essa força, que mexe com suas inseguranças pessoais num nível bem inconsciente. Mas pra quem já vem em processo de autoconhecimento, que já sabe o que pode fazer com seus próprios recursos emocionais, vai ser transformador. Aliás, esse Plutão também pode representar a força do amor ou de alguém que provoca grandes mudanças em você, que pode ser íntimo ou não – pode ser um exemplo, um chefe, parceiro criativo, terapeuta, professor ou guia espiritual. De qualquer maneira, Plutão está em Capricórnio, e nesse signo enfrentamos obstáculos e resistências, nos disciplinamos, estruturamos, adquirimos experiência e lidamos com o tempo das coisas…

 

Porque Capricórnio é a maturidade, e você vai crescer mais um pouquinho até a Lua Cheia no dia 9. Colhemos o que plantamos, mas a colheita também depende do clima. Não se desgaste: a atuação de Marte em Câncer é indireta, sensível, envolvente e cuidadosa com os outros. Marte em Câncer é poder emocional, como a água que flui. Mesmo se ocorrer algum imprevisto (que também podem ser boas surpresas), e se as demandas familiares forem puxadas, não desespere: expresse o que está no seu coração com a doçura da sua natureza. E mesmo se precisar botar a raiva pra fora, faça-o com o devido respeito por si mesmo e pelos outros. Digo isso porque o astral é sentimental, mas sujeito a tempestades, e você deságua fácil… o amor é a força mais transformadora que existe, e é disso que estamos falando aqui. É tempo de romper com o passado e formar alianças com o futuro.

 

Vênus ainda em Touro garante a amizade e a confiança no amor nesses primeiros dias de julho. Junto com Marte em Câncer em sua melhor expressão, viva o romantismo! No dia 4 ela entra em Gêmeos e você pode ter mais dúvidas sobre seus desejos, ficar procurando no fundo da alma a sintonia com o prazer. Um bom lugar pra Vênus conhecer melhor a intimidade com alguém, pra se inspirar nas artes, na moda, pra se encantar com as conexões do espírito. Se estiver solteirx, preserve-se; esta Vênus pode estar mais para o sonho do que pra realidade; o encontro com o amor precisa de uma aproximação embalada pelo encanto. E Vênus vai entrar em Câncer no dia 31! Beleza e amor.

 

E aí no dia 23 começa a lunação de Leão, um signo de fogo! E o astral adquire um novo entusiasmo. Daí em diante, você terá algumas semanas pra cuidar dos aspectos mais materiais da existência: trabalho, produtividade, dinheiro, seu patrimônio. Essa área está em revolução desde fevereiro, quando começou uma nova série de eclipses – em agosto serão mais dois. Eclipses estão aí pra realinhar o destino. Aproveite os últimos dias do mês pra impulsionar seus negócios, mas não prometa o que não poderá cumprir: Vênus ainda vai ter que se entender com Saturno, um aspecto mais complicado pra assumir compromissos e encargos se faltar informação ou disposição, ok?

1 de junho de 2017

Desde a lua nova em Gêmeos de 25 de maio que você está no ciclo que antecede seu aniversário, querido Câncer. Essa fase é popularmente conhecida como “inferno astral”, mas evito essa denominação por a considerar injusta. Na real, esse é um período de transição, quando os processos internos predominam sobre os externos. Se as coisas às vezes parecem meio bagunçadas e fora de controle é porque estão em mutação. Mas pode ser um período tão rico em significados! Dessa vez, os primeiros dias da lunação de Gêmeos podem ter sido meio indispostos. Com Marte em Gêmeos desde o fim de abril, você já não estava no auge da disposição, tendo que desenvolver uma força de jedi pra encarar o mundo lá fora (ou seja, autocontrole, autoconfiança e paciência com o tempo das coisas). A oposição de Marte a Saturno no dia 28/05 foi como um teste nesse sentido.

 

Então, já descobriu que apesar de toda a pressão que o mundo impõe, o seu maior inimigo está dentro de você? Trabalho você ainda vai ter, principalmente na proximidade da lua cheia em Sagitário no dia 9, com a agenda tomada por (pre)ocupações com os detalhes de tudo o que tem que fazer no trabalho e na vida. O primeiro cuidado que deve ter é com a saúde. Até a oposição do Sol a Saturno entre os dias 15-18, você será chamado a estabelecer uma espiritualidade prática, que não fica só na teoria mas aplica os princípios do amor, saúde e prosperidade no cotidiano. Essa é a lição de Saturno pra você desde que ele entrou em Sagitário na virada pra 2015: a disciplina, o serviço, o aperfeiçoamento que vem do tempo e da experiência.

 

Marte entra em Câncer no dia 4 e aí sim, a força estará com você! Marte só passa pelo seu signo a cada dois anos, então você deve aproveitar essa oportunidade de poucas semanas com garra pra conquistar e fazer as coisas acontecerem na sua vida. Marte é a própria força de vontade, potência que pode ser criativa ou destrutiva dependendo do seu uso. Nessa fase você pode ficar mais reativo, mas sabendo canalizar esse impulso pra fins produtivos, pode sair vitorioso. Entende agora o propósito dessas semanas com Marte em Gêmeos em intenso treinamento interior? Vá adiantando o que puder quando Marte assumir a sua linha de frente. No dia 23, o seu ano novo pessoal começa com a lua nova em Câncer, um início fértil pra semear intenções e empreender suas metas para os próximos meses.

 

Vênus ainda está em Áries, onde entrou em fevereiro e retrogradou entre março e abril. Finalmente, nos primeiros dias de junho você pode conquistar uma autonomia afetiva e criativa extraordinária. Devem chegar as recompensas disso no plano de carreira, assim como será ótimo pra sua imagem pública. Deixa o amor correr solto! No dia 6, Vênus entra em Touro e você terá um mês de amizades queridas, encontros e festividades agregadores. No amor, clima de romance, afinidades e ideais compartilhados. Solteirx? Astral lindinho pra se encantar por alguém. Reúna-se com seus amores na lua cheia de Sagitário.