3 de setembro de 2017

Depois de um ciclo inteiro iluminando suas próprias sombras, medos, desejos e motivações, o eclipse solar em Leão em 21 de agosto abriu a lunação atual com uma nova consciência, querido Capricórnio. Isso diz respeito ao seu poder pessoal e suas ambições – seu desafio agora é o que fazer a partir disso. É possível que tudo esteja girando em torno da questão do trabalho e do dinheiro – se faz o que gosta, o quanto você ganha, os recursos que estão disponíveis ou não, qual seria o seu verdadeiro talento? – ou de amor e sexo – você está só, ou se está envolvido mesmo com seu par, os jogos de pode e controle das relações, revelações. Sim, você foi bem fundo, e ainda está tentando elucidar o significado disso tudo. Os primeiros dias de setembro podem ser bem reveladores.

 

É o que acontece com você durante o trânsito do Sol pelo signo de Virgem, onde ele entrou no dia seguinte ao eclipse: você tenta aprender com as últimas experiências. Agora o seu foco está no campo do conhecimento, das viagens, da filosofia, da religião e da justiça. Você está diante de caminhos e escolhas e busca um sentido pra sua vida. Talvez você precise fazer uma viagem pra se olhar de fora, procurar outro lugar pra viver. Ou quem sabe precise fazer um curso, talvez você esteja na condição de oferecer um curso, ser você o professor. Pós graduação, mestrado, doutorado. E tem as conexões espirituais, é claro. É preciso se religar. O fato de Mercúrio estar retrógrado nessa área desde meados de agosto representa dúvidas, mudanças de planos, atrasos e toda a dificuldade de se comunicar, de entender e ser compreendido. Você pode estar tentando escrever ou gerar conteúdo de qualquer tipo, esperando a oportunidade de apresentar seu projeto ou sua obra para o mundo. Mas Mercúrio vai andar pra frente no dia 5, no mesmo dia em que Marte vai entrar em Virgem pra você engrenar nessa jornada pra valer. Você pode ter planos, mas o caminho adiante é desconhecido. É preciso se aventurar.

 

Alguma escolha já deverá ser feita na proximidade da Lua cheia em Peixes no dia 6, embora esse seja possivelmente um momento de maior confusão, inclusive emocional. Depende do nível de autoconhecimento de cada um, porque essa Lua também é intuitiva, pode trazer respostas, estabelecer conexões sensíveis. E tem o encanto com um saber, com as artes, as pessoas inteligentes, os bons papos. Vai ser bom pra dissolver alguma rigidez que você se deixe levar um pouco, sem tentar controlar o processo. Mas é claro que precisa ficar ligado pra não comprar gato por lebre, no caso de alguma negociação envolvida favor ler as entrelinhas ou buscar orientação adequada. No amor, as expectativas são grandes, o que incorre no risco de estar fora da realidade. Isso posto, a questão é: está rolando, está sendo gostoso? Você conhece bem a pessoa com quem está envolvido? A Vênus está em Leão, desejosa de êxtases quase místicos. No dia 19 ela entra em Virgem, um signo que você se dá bem, do mesmo elemento terra da sensualidade, que demonstra amor na prática. Mas ela vai estar interessada em algo mais também, pelo qual se sinta instigada.

 

Você vai ter mais certezas a partir da Lua nova em Virgem no dia 20, quando um caminho será decidido. No dia 22, o equinócio da primavera corresponde ao ingresso anual do Sol em Libra, signo que ocupa o meio do céu do seu mapa e onde você se projeta para o mundo – temos aí a carreira, o status e a sua realização pessoal. Fase promissora para o seu talento brilhar, então trabalhe desde já pra obter resultados ali na frente.

2 de agosto de 2017

É uma época de profundas transformações pra você, querido Capricórnio. A Lua nova em Leão de 23 de julho abriu mais uma lunação pra ir fundo na sua intimidade, pois penetra no domínio do inconsciente do seu horóscopo. Lá onde você entra em contato com mistérios, segredos, medos, desejos, tabus e sexualidade. Lá onde você se envolve com os outros e compartilha recursos emocionais e financeiros (herança, conta conjunta, empréstimos, financiamentos, patrocínios, crédito, impostos… ou seja, dinheiro que não é só seu). Desde que começou uma série de eclipses no eixo zodiacal de Leão-Aquário em agosto do ano passado, você está em intenso processo de autoconhecimento, descobrindo suas verdades ocultas. Mas foi a partir de fevereiro que tudo começou a mudar pra valer nesse sentido, e assim vai ser até lá pra 2019. Eclipses são as engrenagens do destino: promovem reviravoltas e põem a roda da vida pra girar. O que vai sair de lá agora? Marte também em Leão toma parte nessa configuração, mexendo com sua força de vontade e ambição. Mas atenção: eclipses revelam nossas sombras, que nesse caso passam pela raiva e pelos jogos de poder.

 

O eclipse lunar em Aquário no dia 7 deixará claro o que ganha e o que perde nesse processo, porque é tudo uma coisa só. E a vida está em constante atualização, embora você seja de um signo um tanto resistente. Aquário é quebra padrões – o que você pode integrar de novo em uma dinâmica de relacionamento? Mais espaço, liberdade, humor? Tempo de se soltar de suas próprias amarras, de ter mais prazer no sexo, sem repressões. Tem a ver com talento, trabalho, produtividade e dinheiro também. Não será hora de descobrir um ouro oculto? Inovar no seu negócio? Criar um novo produto? Valorizar seu passe, cobrar seu preço? São ideias que você precisa materializar, realizar. Ou investimentos que precisa fazer no seu futuro. Tecnologia de ponta? Contas a pagar você terá, talvez até inesperadamente. Mas é um momento que deve negociar com cuidado, não confundir posses com domínio, entender que estabilidade não significa rigidez.

 

O amor está valorizado nessa mudança toda, porque Vênus passará quase todo o mês em Câncer, signo que o complementa no zodíaco e onde é muito querido receber a deusa de beleza e do amor. Ela é um fator de atração! Vênus em Câncer é doce, envolvente, suave, gosta de intimidade, de sonhos e arte. Se já encontrou seu par, tem aí um toque de ternura pra atravessar os momentos mais densos. Se está só, pode encontrar alguém encantador. Associações profissionais também estão favorecidas nesse contexto em que você é chamado a compartilhar seus recursos.

 

Apenas não queira avançar mais rápido que as próprias pernas enquanto predomina o modo de revisão, efeito de Mercúrio retrógrado em Virgem entre 12 de agosto e 5 de setembro, mas que já poderão ser sentidos no eclipse do dia 7. Além dos possíveis atrasos, mal entendidos, falhas nas comunicações e mudanças de planos, você também pode ter mais dúvidas, e precisar de mais tempo, estudo e referências pra entender as coisas, pra encontrar suas respostas. Se viajar nesse período, atenção extra com documentos, pertences e horários. Melhor esperar pra aplicar pra provas, concursos e vistos. Processos na justiça também podem complicar.

 

Você vai ter outro entendimento de si mesmo e do mundo a partir do eclipse solar em Leão no dia 21 – aí sim, uma mudança interior tomará forma. Contudo, cuidado com a instabilidade afetiva nesses primeiros dias do novo ciclo. Que logo vai adquirir a qualidade virginiana, conforme o Sol mudar de signo no dia 22. O bom é que em Virgem você abre a sua cabeça, compreende muito mais e faz planos e estratégias bem mais objetivos. No dia 26 você terá uma ideia do que vai mudar no seu paradigma daí em diante.