1 de março de 2017

No sentido mais profundo, o seu tema no eclipse solar em Peixes que abriu a atual lunação em 26 de fevereiro é comunicação, querido Capricórnio. É o último eclipse de uma série no eixo zodiacal de Virgem-Peixes que desde o início de 2015 vem conectando você a novas inspirações artísticas, estimulando os estudos, as viagens e a busca por conhecimento e também desafiando a forma como você interage com os outros. Março vai ser um mês bem mundano pra você, quando sentir, se informar, pesquisar, dialogar e negociar estão na ordem dos dias. E com isso sua vida vai adquirindo uma nova fluência. Você tende a estar mais opinativa, mas é possível que também esteja um pouco perdida. Nesse caso, melhor ouvir mais do que falar se não houver tanta certeza assim, não é mesmo?

 

Certezas demais nesse início de ciclo podem ser um engano, embora você tenha razões pra querer mudanças mais radicais na sua vida. Mas até a Lua cheia em Virgem no dia 12, prefira experimentar, testar essas possibilidades que estão se apresentando como reais com tanta força. Então você vai tomar alguma decisão, que podem ser práticas como iniciar um curso ou fazer uma viagem (seja a trabalho ou turismo), e que talvez dependam de respostas externas, como por exemplo em passar numa prova ou obter um visto. Há grande possibilidade de reviravoltas e veredictos em processos correndo na justiça, bem como o recebimento dos devidos valores. Porém, pode ser que você tenha que pagar a conta desses processos, também. Fato é que você vai estar mais esclarecida da sua realidade neste clímax lunar, o que tem suas recompensas, mas ainda assim você pode estar mais analítica.

 

A vida privada está pegando fogo com Marte em Áries desde o final de janeiro, e no carnaval podem ter havido mais surpresas. Marte fica em Áries até o dia 9, uma posição desconfortável pra ter o deus da guerra, mas ele pode estar resolvendo umas paradas duras e necessárias. Estamos falando em termos práticos como reformas e mudanças, porém principalmente emocionais, nos conflitos com familiares, com o parceiro, filhos ou até com o amigo com quem divide o apartamento. Com isso o trabalho perde um pouco o foco, mas ainda dá pra lutar pelo seu desenvolvimento profissional, se você assim quiser. Marte já vai sair daí, mas vai deixar Vênus retrógrada em Áries de 4 de março a 15 de abril.

 

Com Vênus retrógrada, é a própria experiência afetiva que está em questão. E aí, você gosta ou não, está confortável ou não? Toda a intimidade vai passar por uma reformulação até que essa Vênus ande pra frente em meados de abril, durante a lunação de Áries que começa na lua nova de 27 de março e que terá o ambiente doméstico e familiar como central pra você se estruturar. Então será um ciclo pra você se fortalecer emocionalmente. Mas agora as memórias estão vivas, os amores passados retornam, não necessariamente pra ficar – pode ser a hora de finalizar uma relação mal acabada. Na semana do dia 23 até a lua nova, as conversas em casa vão ser reveladoras e vão orientar novos acordos – ou não.

 

Com Marte em Touro a partir do dia 9 você funciona melhor, já que o modus operandi terreno do trabalho e da perseverança combinam com você. Ainda assim, procure diferenciar o que tem potencial de uma obstinação cega. Você vai defender sua individualidade e afirmar sua autoridade pessoal. Na relação com os filhos é onde isso pode aparecer mais. A expressão criativa tem potencial nas próximas semanas com o impulso desse Marte e pode estar pra nascer uma obra significativa. E você também pode se apaixonar nesse período. Mas vale a ressalva pra deixar rolar sem pressão enquanto Vênus estiver retrógrada, porque é só lá pra maio que uma nova relação comprovaria que veio pra ficar.

1 de fevereiro de 2017

A lunação de Aquário iniciada em 27 de janeiro estimula sua produtividade e mexe com suas finanças, querido Capricórnio. Que ideias são promissoras? Como tornar seus produtos mais atraentes? Que tecnologias e métodos podem colaborar com a eficiência e o rendimento? Como aumentar seus ganhos? Há revoluções à vista e é melhor dialogar com as tendências. Eclipse lunar em Leão no dia 10 é o ponto de mutação de uma série de eclipses no eixo Leão-Aquário que já sugeriu mudanças em agosto de 2016, e que até 2019 vai transformar a ordem das coisas. Você é pressionado pela necessidade de renovação. Esse eclipse mexe com a sua sexualidade, com a experiência da intimidade, questiona suas motivações e revela o que estava escondido, tanto por você, quanto pelos outros. Podem ser segredos, ou aquela raiva que você não queria se dar conta. Na melhor das expressões, pode ser a descoberta de um talento, de uma fonte de renda inestimável, o recebimento de uma herança. No pior dos casos, podem ser dívidas.

 

A situação doméstica e familiar tem tudo a ver com isso, pois Marte em Áries está em território íntimo até 9 de março. Não é confortável ter Marte em casa, provocando conflitos. Mas pode ser útil para espanar a poeira e resolver aqueles assuntos que se arrastavam, agilizar a mudança e a reforma, comprar ou alugar um imóvel (lembra que investimentos estão em questão?). Talvez seus pais ou filhos demandem atenção, estejam num momento mais rebelde e voluntarioso. Talvez o parceiro ande meio irritadiço. Haja paciência entre os dias 21 e 25, quando você pode sentir a tensão sobre Marte como um desafio à sua autoridade pessoal. Mas a pior coisa que pode fazer é tentar controlar tudo e todos.

 

Com a participação de Vênus em Áries a partir do dia 3, os embates íntimos podem até intensificar o tesão, sabe? Chama atenção para o desejo de viver com mais paixão, e pode ser de toques estéticos valiosos na decoração do lar. E você vai reavaliar o que gosta, o que é essencial, o que está em falta.

 

Em pleno carnaval, eclipse solar em Peixes no dia 26 abre uma temporada de comunicação e movimento. Pra quem quer vestir a fantasia, maravilhoso! Tem imaginação, música e gente interessante esbarrando em você. É o último eclipse no Virgem-Peixes que desde o início de 2015 tem mexido com suas ideias. Você pode ter sido iniciado num conhecimento, ou se tornado um mestre ou doutor, pode ter evoluído em suas pesquisas, viajado mais, ter passado uma temporada no exterior. Se não, logo depois da folia, ainda é tempo. Como último eclipse dessa série, ele abre um caminho. Talvez você tenha que fazer uma escolha.