3 de setembro de 2017

O eclipse solar em Leão que abriu o atual ciclo em 21 de agosto foi muito claro, querido Sagitário: você tem que ser otimista, ter fé, saber no que acredita e pra onde vai. Essa é a área dos caminhos e das escolhas, onde você descobre o sentido da sua vida. Nessa busca, você estuda e adquire conhecimento, viaja, filosofa, cultua suas divindades… pode ser que precise fazer um curso, passar uma temporada fora ou frequentar algum ritual por um tempo, até que esclareça suas dúvidas e redescubra seu propósito. Se já não tem mais o que questionar, é apenas questão de se colocar na direção dos seus planos com toda a força do seu ser. E compartilhar seu conhecimento com os outros! A comunicação está em alta: escreve, publique, filme, veicule. Ainda poderá render boas recompensas. Os primeiros dias de setembro serão bem reveladores nesse sentido. Pode estar pra se fazer uma justiça na sua vida.

 

Esse é o tom da lunação, mas o desenvolvimento do processo se dará ao modo virginiano, ou seja: dedicado, produtivo, não só na teoria, mas na prática. É que o Sol entrou em Virgem no dia seguinte ao eclipse e chegou ao meio do seu céu, uma área associada à carreira, ao status, à sua realização no mundo. Quem tem andado retrógrado por essa área é Mercúrio, o planeta da comunicação, o que significa que não tem sido muito fácil repercutir, ou tratar com as pessoas necessárias ao seu desenvolvimento, ou talvez esteja reconsiderando projetos, ou pensando em repaginar sua atuação… algo incerto nesse campo. Mas Mercúrio vai andar pra frente no dia 5, no mesmo dia que o planeta da ação Marte chegará a Virgem, e aí sim, as coisas vão começar a acontecer. É que Marte é um impulsionador, um catalisador de processos, e com mais força de vontade direcionada pra sua realização os resultados vão aparecer. Atente apenas para não usar a força excessivamente, por exemplo sendo autoritário com quem está sob seu comando, ou se estressando com a competitividade, a concorrência. É uma questão de cumprir o seu papel, simplesmente. Fazer o que sabe com mais garra.

 

Já na proximidade da Lua cheia em Peixes no dia 6 você deve colher frutos dos esforços de um bom tempo, não apenas do que vem investindo desde o início desse ciclo. É possível também que ocorra alguma quebra de expectativa; o resultado varia pra cada pessoa, segundo a identificação com o que está fazendo, o grau de satisfação, os talentos e potenciais que estão sendo nutridos ou não. Por outro lado, o apogeu lunar se dá bem na área mais íntima do seu mapa, a do lar e das emoções. Alguma situação doméstica, familiar ou em um relacionamento íntimo está transbordando, será de dor ou amor? Será que, pra ser feliz, você precisa renunciar a algo? O quanto você pode se doar para quem ama, ou isso representa um sacrifício difícil demais? Com Vênus em Leão, você tem que valorizar sua autoestima, seus sonhos e desejos, e não se contentar com pouco. Todo mundo gosta de ser acolhido. No dia 19, Vênus entra em Virgem e você vai aparecer ainda mais, o mundo estará de olho em você. E o amor tem que ser uma troca mútua de carinhos.

 

Você vai ter um novo status a partir da Lua nova em Virgem no dia 20, ponto alto pra carreira que pode exigir algum arranjo na vida privada. No dia 22, o Sol ingressa em Libra no equinócio da primavera, iluminando a área social do seu horóscopo. Amigos, grupos, ideais e ideologias, empresas e instituições, política, redes sociais e networking: tudo que una você a outras pessoas com anseios, crenças e metas em comum, ou tudo que distancie você de quem é diferente, estará em primeiro plano pra você se desenvolver em maior escala.

2 de agosto de 2017

A lunação de Leão que começou em 23 de julho é pra você uma fase de expansão, querido Sagitário. Ela toca em temas que são essenciais na sua existência: conhecimento, comunicação, viagens, justiça e o sentido da vida. Desde que começou uma série de eclipses no eixo zodiacal de Leão-Aquário, em agosto do ano passado, que seus horizontes mentais, culturais, acadêmicos e/ou geográficos estão se alargando. Mas foi a partir de fevereiro que tudo começou a mudar pra valer nesse sentido, e assim vai ser até lá pra 2019. Eclipses estão aí pra realinhar a gente com nosso propósito, aliás esse tem sido um questionamento constante desde que esse processo começou: o que você está fazendo aqui, afinal? Não estranhe se muita coisa já não for mais satisfatória, você está em busca da sua verdade. Nisso a ciência, a filosofia ou a religião podem ser de grande interesse nesse momento, ainda mais se lhe trouxerem novas respostas. Com Marte também em Leão, seu espírito está desbravador. O problema é você achar que já sabe tudo e se aferrar a uma suposta verdade, sem flexibilizar, essa coisa de ser um juiz implacável, sabe?

 

O eclipse lunar em Aquário no dia 7 virá pra abrir sua cabeça, pensar fora da caixinha, sintonizar frequências mais atuais e tendências para o futuro. Ótimo pra você se comunicar em grande escala: internet, telecomunicações, publishing, broadcasting, tudo o que promover a conexão entre ideias e pessoas. O comércio entra aí também, e as negociações e discussões em geral – espere debates. Em temporada altamente criativa, você vai ter estímulo cósmico pra gerar o seu próprio conteúdo, fazer algo original. Serão dias pra trazer seu conhecimento a público ou, se ainda não estiver na posição de educador ou especialista, de iniciar um curso livre, graduação ou pós. Isso de pensar diferente vale pra todo o seu sistema de crenças, tá? Não apenas para o tema que escolheu trabalhar, mas sobre tudo o que considera certo e errado, bom ou ruim, ou seja, estamos falando de valores, de moral, de ética e de toda uma dinâmica de relacionamento entre pessoas, íntimas ou não.

 

Inclusive você ainda vai reavaliar a forma e os meios como se expressa no trabalho e na via pública. Mercúrio, o planeta do pensamento e da comunicação propriamente dito, está em Virgem, no meio do céu do seu horóscopo, área de grande projeção, onde você é mais visto, lido e ouvido. Mas Mercúrio vai retrogradar de 12 de agosto a 5 de setembro, período sujeito a atrasos, mal entendidos, falhas nas comunicações e mudanças de planos. Portanto, cuidado extra com o que vai dizer por aí, certo? Ainda mais no eclipse do dia 7, porque os efeitos da retrogradação já poderão ser sentidos, em dias mais polêmicos.

 

Mas isso tudo vai tratar de uma abertura afetiva também. Vênus estará em Câncer durante quase todo o mês, na área mais íntima do seu horóscopo, aquela dos mistérios, segredos, tabus e sexualidade, onde você compartilha emoções e outros recursos com os outros. Vênus em Câncer gosta de carinho, anseia por envolvimentos profundos. Você merece depois daquela treta que foi julho, né? Então, permita-se transformar. A vida financeira fica mais valorizada com essa Vênus, espere propostas interessantes e bons cachês.

 

E aí virá o eclipse solar em Leão no dia 21, pra abrir outra temporada ainda mais promissora pra você crescer e aparecer. Como o Sol vai ingressar em Virgem logo no dia 22 e alcançar o seu meio do céu (onde já se encontra Mercúrio retrô), a carreira será o foco do seu movimento no próximo ciclo. E pode ser que alguma oportunidade que julgava perdida, algo que você achava que não ia mais rolar, enfim retorne pra você. Quem sabe isso não acontecerá lá pelo dia 26? Apenas tenha um pouco mais de cuidado com seus relacionamentos nos primeiros dias pós-eclipse, pois Vênus em Câncer estará um pouco impaciente.