1 de março de 2017

Um dos eventos mais importantes na sua dança cósmica ocorreu em 26 de fevereiro, querido Virgem: o eclipse solar em Peixes foi o último da série de eclipses no eixo zodiacal que você compõe junto com Peixes, e que há dois anos está transformando você e a sua vida. Sendo o último, este conclui o processo. Nos próximos seis meses, mas principalmente agora em março, você pode se aproximar de alguém e se comprometer mais intimamente no amor e colaborativamente no trabalho. Você também está colhendo os frutos de seus esforços e esta é uma época de realizações. A lua cheia em Virgem no dia 12 será o momento de ter consciência do seu próprio valor e florescer.

 

Mas é claro que essas realizações têm seus desafios. Eclipses põem a roda da vida pra girar, nos alinhando com nosso destino. Pra alguns as mudanças podem ser mais radicais. Os relacionamentos, por exemplo, podem demandar alguma negociação entre as partes e todo um treinamento da sua habilidade de se relacionar bem. É que Vênus vai retrogradar entre 4 de março e 15 de abril, bem no setor da sexualidade e dos segredos onde ela já se encontra desde o início de fevereiro. Considere como a possibilidade de conhecer mais de perto a pessoa com quem está envolvida, de libertar seu desejo de repressões e experimentar a intimidade com mais prazer. Porém, se houver algo escondido e complexo que prejudique um dos dois, e se a libido deixar a desejar – e essa retrogradação pode mesmo abalar o tesão – o resultado pode ser problemático. Afinal, o que sustenta seu vínculo com alguém?

 

No trabalho, você tem a oportunidade de reavaliar como está produzindo e até de descobrir um talento oculto. Marte em Áries já tem mexido com isso desde o final de janeiro, e na ocasião do eclipse você pode ter sintonizado numa ideia promissora ou se surpreendido com uma oportunidade. Marte fica em Áries até o dia 9, aproveite pra fortalecer sua motivação e coragem e impulsionar ganhos. Mas você também pode estar sujeito a alguns golpes. Essa área do seu mapa astral também trata de dinheiro, mais especificamente dos chamados recursos compartilhados: os da conta conjunta no casamento ou sociedade, herança, impostos, financiamentos, comissões, empréstimos. A retrogradação de Vênus mexe com esses valores, tanto por apresentar faturas como por trazer o que lhe é devido – cada caso é diferente, não posso afirmar apenas um desfecho pra todos os virginianos.

 

De qualquer maneira, nas próximas semanas você vai reavaliar as perdas e as conquistas do passado e se reposicionar no tabuleiro. É a sua evolução que está em jogo e ela depende da consciência do que significa a sua missão nessa vida. A seu favor, Marte em Touro a partir do dia 9 puxa você pra cima, abrindo passagem através do conhecimento e da fé. Um Marte que favorece a comunicação, os estudos, as viagens, a religiosidade e a justiça, no caso de você estar com algum processo em andamento. Ele pavimenta a estrada que a levará mais longe, quando no final de abril entrar em Gêmeos na área da sua carreira. Com ele você pode desenvolver a confiança necessária pra enfrentar as sombras.

 

No dia 17, pouco depois da lua cheia, você terá que lidar com algum limite em casa ou numa relação amorosa. Pode ser uma situação mais difícil, mas não necessariamente disruptiva. Depois, do dia 23 até a lua nova em Áries de 27 de março, é que você terá as mais importantes revelações interiores e exteriores sobre o que está de fato acontecendo. Na lunação ariana que começar aí ocorrerá a profunda transformação proposta pelo eclipse que começou março.

1 de fevereiro de 2017

A astrologia mais importante deste fevereiro pra você é a ocorrência do último eclipse em Virgem-Peixes, da série que desde o início de 2015 tem o transformado tanto, querido Virgem. Sendo o último, o eclipse solar em Peixes no dia 26 deve realinhar sua vida num novo sentido, concluindo esse processo com seu saldo afetivo e profissional. Sim, será um ciclo para se redescobrir, e obter resultados pelo seu trabalho, e redefinir seu status de relacionamento. Mas falaremos melhor sobre isso no Mapeando de Março, porque antes disso tem Carnaval. Que você pode aproveitar pra descansar também – se bem que vejo alguns virginianos trabalhando durante a festa.

 

Por ora, o ciclo de Aquário que começou em 27 de janeiro trata da sua rotina e saúde, atuando sobre a área do seu horóscopo onde há a sintonia corpo-mente. É uma área produtiva, onde o trabalho cresce e se aperfeiçoa dia a dia (chamo a isso de “trabalho de formiguinha”), onde aliás se organiza a agenda de trabalho e atividades em geral. Agora há dinamismo e energia mental, mas é justamente por isso que não deve esquecer do corpo. Estamos falando de eficiência e esse pode ser o momento de cortar um hábito nocivo, iniciar uma dieta ou ginástica, de buscar médicos e tratamentos, e reorganizar o cotidiano. Até pra, quem sabe, começar uma nova atividade profissional que lhe renove o gosto pra trabalhar. O eclipse lunar em Leão no dia 10 será revelador sobre o que está fora de sintonia, ao mesmo tempo que pode ser de uma abertura espiritual extraordinária. E também deve trazer inspirações para o que estiver produzindo. Mas esse eclipse demanda contemplação interior, portanto não se sobrecarregue de trabalho na proximidade da data. Esse é o primeiro eclipse significativo de uma série em Leão-Aquário que começou em agosto 2016 e até 2019 você deve estabelecer uma frequência mais saudável e espiritual pra sua vida.

 

Você deve ficar atento à tensão ao longo do mês. Marte em Áries até 9 de março pode provocar ansiedade na medida em que cutuca suas sombras. Tem a ver com sexualidade e motivação. Você pode ter que enfrentar alguns medos, ou seja, desenvolver a coragem. Principalmente entre os dias 21 e 25, quando Marte estressado pode ser criativo ou autodestrutivo, a crítica em sua função de evoluir ou detonar. Período perigoso para conflitos de relacionamento. Além disso, esse Marte em Áries também tem a ver com dinheiro e pode impulsionar ganhos ou provocar perdas. Mas certamente estará interessado em desenvolver um talento em potencial, ou descobrir uma fonte inestimável de renda.

 

Vênus em Áries também toca fundo a partir do dia 3, para chegar ao âmago do seu desejo. Vênus é o princípio do prazer, ela quer viver de beleza e amor. Pois bem, por que não? No que diz respeito a dinheiro, essa Vênus pode ser valiosa, mas por enquanto não invista pesado em nada de risco até ter mais garantias.