3 de setembro de 2017

Se a atual lunação começou em Leão, com um eclipse solar no dia 21 de agosto nesse signo que o antecede no zodíaco e que marca a transição para o seu renascimento anual, começou com uma consciência. De quê? De um padrão emocional que você precisa transformar, de uma conexão espiritual que precisa estabelecer, de uma força interior que precisa confiar. Você é quem sabe, e os primeiros dias de setembro serão bem reveladores nesse sentido. Você está concluindo uma questão na sua vida, algo que acontece no momento presente mas remete ao passado – o chamado carma. É tempo de se libertar. Tempo de vencer também alguma paranoia ou sensação de ameaça. Por que não meditar? Até porque, com a mente limpa, você pode ter altos vislumbres criativos.

 

Pois bem, esse é o tema do ciclo, que na verdade é virginiano. É que o Sol entrou em Virgem no dia seguinte ao eclipse, iniciando a sua temporada de aniversário. Parabéns! Os dias têm sido bons pra você se reconhecer, se cuidar, trabalhar sobre sua expressão pessoal e redescobrir suas intenções. O ano novo pessoal é a época de semear intenções para os próximos meses. Reparou que usei o prefixo RE-conhecer, RE-descobrir? É que seu regente Mercúrio anda retrógrado desde meados de agosto, e até o dia 5 você está se revisando. As comunicações estão um pouco problemáticas, tudo está um pouco lento. Mas Mercúrio andará pra frente outra vez e nesse mesmo dia o Marte chegará a Virgem. Uou! Você vai adquirir uma potência que nem lembrava como era (a última vez que ele esteve em seu signo foi do final de setembro a meados de novembro de 2015). Marte é força de vontade, iniciativa, coragem e vitória! Ele pode agravar a agressividade, a competitividade e o senso crítico, sim… mas se você trabalhar mais pela autossuperação do que ficar se comparando aos outros, vai se sair muito bem.

 

A Lua cheia em Peixes no dia 6 trará os primeiros resultados do que você está investindo como meta para o seu ano pessoal, um momento importante pra trabalhar e se projetar no mundo com seu talento, por exemplo. Mas esse apogeu lunar também mexerá com seus relacionamentos. Talvez não esteja sendo tranquilo se relacionar nas últimas semanas, com eclipses mexendo tão profundamente com você, e Vênus em Leão meio escondida no seu mapa – cadê o seu brilho? Claro que isso depende do processo de cada um, do quanto já se está bem fundamentado sobre essa força interior e se tem um amor confiável. Têm sido dias mais pra intimidade, e nesse sentido a Lua cheia será poderosa. Pra quem está ainda tentando se aproximar de alguém, podem ser dias de sonhos ou ilusões, melhor deixar rolar pra ver no que dá. Há quem esteja precisando deixar ir… Vênus entrará em Virgem no dia 19, e aí sim, você será a beleza da vez! Dias bons pra tratar do visual e encantar por aí – a presença de Vênus em seu signo aumenta seu charme, viu?

 

O próximo ciclo começará com uma Lua nova em Virgem no dia 20, pra você enfim saber quem é você e se reinventar. No dia 22, o equinócio da primavera corresponde ao ingresso anual do Sol em Libra, signo que rege o domínio das finanças do seu mapa – trabalho, produtividade, talento e dinheiro em foco pra você assegurar seu conforto, um ajustamento que seguirá pelo mês de outubro.

2 de agosto de 2017

A Lua nova em Leão de 23 de julho abriu a lunação que antecede seu aniversário, período conhecido como inferno astral, querido Virgem. Mas na real, trata-se simplesmente de uma transição entre momentos da vida, cuja complexidade depende das questões de cada um. Desde que começou uma série de eclipses no eixo zodiacal de Leão-Aquário em agosto do ano passado que essa transição tem ido mais fundo no seu psiquismo: é para desfazer alguns nós espirituais. Mas foi a partir de fevereiro que tudo começou a mudar pra valer nesse sentido, e assim vai ser até lá pra 2019. Eclipses são as engrenagens do destino: promovem reviravoltas e põem a roda da vida pra girar. O impacto depende do quão (des)alinhado está do seu propósito de vida, mas pode ter certeza: é para colocar você na direção da sua realização. Dessa vez, Marte também está em Leão, o que mexe com sua agressividade, já que provoca uma sensação de ameaça que você não consegue discernir bem. As emoções estão turbulentas, desprender-se de algo é difícil. Costumo dizer que quando Marte chega a essa área do horóscopo representada pelo signo anterior, a casa 12, temos que desenvolver a força de um jedi…

 

O primeiro eclipse de agosto será lunar em Aquário, logo no dia 7, e não apenas vai mexer com essas questões da alma, como do corpo – Aquário é um signo que rege a casa da agenda cotidiana, dos métodos de trabalho, da produtividade e da saúde. É onde tudo precisa estar organizado para funcionar, sabe? Acontece que Aquário é um signo meio caótico e anárquico, que precisa de liberdade. Daí caberá a você sintonizar nessa frequência energética, que tem tudo a ver com nova era, conexão, orgânicos, tecnologias e muita originalidade. De que hábitos, emoções, projetos e até lugares e pessoas tóxicas você precisa desapegar e transmutar? Sim, é possível realizar uma alquimia e refinar essas energias. O plano mental estará muito ativado, o que será ótimo se estiver elaborando algum projeto criativo internamente. Porém, ainda assim será preciso aterrar. Inclusive questões financeiras e sobre os recursos materiais que precisa pra ter qualidade de vida farão parte desse contexto. E se houver algum problema de saúde latente, ele vai aparecer. É uma temporada de cura em muitos níveis, quando você vai fechar um capítulo da sua existência.

 

O que o sensibiliza bastante neste mês é a retrogradação de seu regente Mercúrio entre 12 de agosto e 5 de setembro. Mercúrio estará em Virgem, o que é ótimo para você se expressar do seu jeito analítico e competente. Porém, estará sujeito às falhas nas comunicações, atrasos, mal entendidos e mudanças de planos como todo mundo. Coisas que fogem ao seu controle, eletrônicos que não funcionam, tudo isso pode deixar você bem irritado. Não fique! Use essa fase pra refletir melhor sobre tudo e reavaliar a forma como está vivendo, suas escolhas. Não adianta ter pressa pra nada, seu tempo só vai chegar no seu aniversário mesmo.

 

Apesar dessa fase ter uma inclinação mais introspectiva, Vênus em Câncer até o dia 26 favorece amizades e eventos sociais. Divirta-se com seus queridos, isso lhe fará bem! Acredite mais no amor. Depois de tudo que o astral de julho já mexeu com o seu ego, essa Vênus é a oportunidade de compreender melhor seus companheiros de jornada e ser mais solidário. Sonhar com uma relação mais bonita é necessário, mas não se basta a isso, é preciso envolver-se de verdade.

 

O eclipse solar em Leão no dia 21 abrirá outro ciclo sob a forte energia leonina, e dessa vez será bem mais promissor para uma nova expressão pessoal e emocional. A princípio você ainda terá um afeto meio melindroso pra lidar, que vem de uma resistência ao novo – Vênus em Câncer não estará muito amiga de Urano na ocasião. Mas logo isso poderá ser transformado conforme a experiência mostrar – o Sol ingressa em Virgem no dia 22, seguinte ao eclipse, então na real este será um ciclo virginiano, de pés no chão. Atente para o dia 26, quando algo ficará bem mais claro pra você.