19 de Fevereiro de 2018

Tem mais um ano e meio de eclipses em Leão pela frente, e eclipses no próprio signo provocam as maiores reviravoltas pessoais, afetivas e profissionais na vida da gente. Muito você já desconstruiu em 2017, na fase em que tudo fica meio desalinhado mesmo, agora vem a parte mais criativa do processo – aquela em que você redescobre seu poder pessoal e criativo. Do outro lado desses eclipses tem seu signo oposto no zodíaco, Aquário, que rege seus relacionamentos. Pra alguns, essa tem sido uma área de instabilidade e desencontros, mas tem potencial pra encontros que revolucionem sua maneira de se relacionar, com gente mais aberta.

Júpiter em Escorpião expande a experiência da intimidade, da vinculação, casa, família, casamento, filhos. Isso significa afetos mais generosos e acolhedores. Ótimo pra encontrar a casa dos sonhos! Mas se tiverem conflitos, memórias e passados familiares vindo à tona, assim como situações de perda, pode ter certeza que a presença de Júpiter será balsâmica. É tudo muito intenso, e Leão é um signo que dramatiza bastante também. Mas é pra transformar dor em amor.

O ingresso de Urano em Touro em maio (até 2026) vai orientar uma repaginação da sua carreira. Isso significa atuar de uma maneira diferente da que vem investindo até agora ou, em casos mais radicais, até mudar de profissão. Pode ser que logo de cara mude de emprego, mas vêm novidades aí. Mas tem que ter disciplina, diz Saturno em Capricórnio, que pega você bem na organização do cotidiano em toda a sua agenda de atividades, na relação com o corpo e a saúde. Saturno vai lhe cobrar eficiência. Prestar atenção nos detalhes e burocracias que podem emperrar o andamento das coisas. Você vai ter que ter mais cuidados com a saúde pra um probleminha não se tornar crônico. Não negligencie sintomas.

Autoconhecimento e espiritualidade serão ainda mais essenciais a partir de julho, quando começar uma nova série de eclipses entre os signos de Câncer e Capricórnio, que vai limpar uns carmas da sua vida. Um processo que @ conscientizará sobre a necessidade de entrar em conexão com a própria alma.

1 de Fevereiro de 2018

Pra você, queridy Leão, que vem lidando desde a virada do ano com tantas demandas práticas do dia a dia, mas não menos trabalhosas (algumas bem chatinhas, vai) – vale lembrar que a lunação de Capricórnio que começou no dia 16 de janeiro de forma nada glamorosa ainda está aí exigindo esforço contínuo da sua parte – o eclipse lunar em Leão de 31 de janeiro pede aquele cuidado pra não se sobrecarregar! Mas ele também vem pra que você tome consciência de seus potenciais e limites, em mais uma etapa desse processo transformador que você está passando desde que começou essa série de eclipses no zodiacal de Leão e Aquário, em agosto de 2016 (e que vai se rolar até julho de 2019). Trata-se de quem é você, afinal, e nisso você está se redescobrindo enquanto experimenta seus talentos e possibilidades. Trata-se do seu poder pessoal! Em fevereiro vai rolar mais um realinhamento.

 

É que você está chegando a algum resultado pelos seus últimos esforços, goste deles ou não, e isso reorientará tudo. Nos eclipses lunares as situações culminam, o que pode ser tanto um clímax como um fim, mas sem dúvidas temos aqui um ponto de virada. Pode ser uma chance pra você expor seu talento e se projetar, sim! Se vem trabalhando em um projeto pessoal, cuide dele agora. Mas é claro que pode haver algum fator que fuja ao seu controle, pois um eclipse lunar em seu próprio signo mexe muito com o seu emocional – suas reações podem ser mais instintivas, daí a necessidade de autoconhecimento. E tem também os eventos inesperados que provocam mudanças. Como nesse momento tudo gira em torno de seus relacionamentos, os outros envolvidos têm papel essencial nessa história – embora sejam as suas necessidades em primeiro plano, é claro.

 

Enquanto o Sol em Aquário ilumina o setor das associações, você avalia se essas trocas estão interessantes, equilibradas, justas e promissoras ou se não fazem mais sentido. Ou pode ser que a outra parte avalie e que você tenha que lidar com as consequências das decisões do outro. As diferenças entre você e alguém, que pode ser seu par ou um sócio, parceiro, colaborador ou cliente, estão mais evidentes. Com Marte em Sagitário, você está mais autocentrado, com vontade de se afirmar, de curtir sua liberdade e assumir um bom desafio, o que é bom pra não aceitar menos do que merece. Mas cuidado pra não ficar egoísta também não, viu? Seu amor é mais amor quando é generoso, sempre. Se não pode rolar uma paixão? Pode! Tem gente saindo, tem gente chegando, tem uma redefinição rolando em termos de relacionamento e você está atraindo quem pensa diferente, tem novas propostas, por quem desafia sua visão de mundo – mas mesmo assim, tem que se abrir, né?

 

No dia 15 de fevereiro, o eclipse solar em Aquário vai abrir um novo ciclo com foco nas associações, com essas redefinições de relacionamento tomando forma. Será uma lunação que vai mexer ainda mais fundo com seus desejos e motivações, revelando verdades ocultas já a partir do dia 10, quando Vênus em Peixes sensibilizar para o realmente toca você em um encontro; uma transformação que vai ocorrer pra valer quando o Sol entrar em Peixes no dia 18, iluminando as questões inconscientes, o que sempre pode provocar alguma crise. Serão semanas importantes também pra tratar das finanças, especificamente do que chamamos recursos compartilhados, que são os que provêm ou divide com os outros.

1 de Janeiro de 2018

Será bom começar o ano em um retiro espiritual ou lugar paradisíaco, querido Leão. A lua cheia em Câncer no dia 1 pede um recolhimento, o que será fundamental para se recuperar da farra da virada, mas ainda mais essencial se você já estiver nessa proposta de entrar em contato com a sua alma. Os primeiros dias do ano têm essa qualidade purificadora, ainda no detox psíquico e orgânico de 2017 e se fortalecendo para 2018. Nesse intuito, muitas emoções que ficaram guardadas ainda podem vir à tona, o que não é mal. Se vai passar esses dias acompanhado ou na sua, sinta o que é melhor pra você, mas pode haver uma abertura emocional super profunda se estiver disposto a aproximações. De qualquer maneira, prefira a companhia dos mais íntimos a se meter no meio de muita gente, já que você está mais suscetível. Marte segue pela maior parte do mês em Escorpião e você ainda não acabou de resolver certos assuntos em casa, que podem ser tanto de ordem doméstica, quanto familiar ou íntima. Janeiro está aí pra isso também.

 

Dando continuidade ao ciclo que começou em 18/12 e que representa a transição de Saturno em Sagitário para Capricórnio, você enfim vai entendendo quem é você depois do desafio de se reconhecer e afirmar seus potenciais. Agora vai ter que dar uma reorganizada geral na vida, já que é nesse mês de janeiro que Saturno em Capricórnio vai mostrar ao que veio. E ele não chega sozinho, mas acompanhado de mais da metade dos astros no signo do tempo e da experiência. Pra você, isso pega bem no cotidiano, na sua agenda de atividades entre trabalho, exercícios físicos, cursos, funções domésticas, descanso, lazer… onde tudo tem que ser produtivo e eficiente, caso contrário pode ser estressante. Saca o esforço pra produzir tudo o que você quer que aconteça, desde aquele projeto que idealizou até a viagem de férias? Então, aqui você todos esses detalhes, documentos e burocracias envolvidos. Assim como o ambiente de trabalho, os colegas com quem divide as tarefas, os funcionários do dia a dia que estão sob sua orientação. Tudo isso sob a batuta de Saturno em Capricórnio até dezembro de 2020, que é pra você ser mais disciplinado.

 

E a saúde tem tudo a ver com isso também, já que com sobrecargas o organismo pode reclamar. Então comece desde já a buscar médicos, exames e tratamentos para os sintomas que ainda não levou a sério, ou pode acabar com um problema crônico que atrapalhe o desenvolvimento das suas funções. Corte os vícios de uma vez, inclua mais atividade física na sua rotina, uma alimentação mais saudável e hábitos que aliviem a tensão e promovam bem-estar. Com esse Saturno você tem mais é que investir em qualidade de vida! E o quanto antes você tornar isso um compromisso, mais a sério você vai levar essas determinações nos próximos anos. Quanto aos outros processos do dia a dia, você vai ter que ter mais paciência mesmo, já que nem tudo depende de você. Fique mais atento pra não deixar passar erros e não perder muito tempo com essas questões, que podem ser bem chatinhas.

 

No próximo ciclo, que vai começar em uma conjunção de sete astros em Capricórnio na lua nova do dia 16, você já vai ter que estar mais estruturado. Até porque essa lunação virá com mais dois eclipses no eixo de Leão e Aquário que desde agosto de 2016 vêm provocando umas reviravoltas na sua vida, que é pra você se redescobrir e explorar melhor o seu potencial criativo. Nesse momento, as questões de relacionamento estarão no centro dessas transformações pessoais, o que pode significar maior aproximação ou distanciamento – e isso vale também para as parcerias de trabalho. No eclipse lunar em Leão do dia 31 você e o que você é capaz de criar estarão em foco, e até por isso você pode questionar se está bem relacionado ou não.

 

Mas Vênus vai entrar em Aquário no dia 17 como um fator de atração considerável, e logo em seguida o Sol entra no signo no dia 20 pra iluminar os bons encontros, que podem crescer em colaboração e envolvimento. Caso contrário, os cortes podem ser meio repentinos até. E Marte vai chegar a Sagitário no dia 26, despertando paixões e potencializando sua criatividade. Lembrando que será importante contar com gente inventiva e cabeça aberta pra somar ideias e excitação à sua vida, até porque tudo já poderá dar mais trabalho no dia a dia. Em fevereiro haverá mais um eclipse solar em Aquário pra conferir uma nova dinâmica aos seus relacionamentos. Falaremos mais no próximo Mapeando.